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O processo seletivo pode ser uma experiência assustadora para a maioria dos profissionais, por esse motivo faz-se necessário estratégias para manter candidatos engajados. Esses podem se sentir sobrecarregados pela quantidade de informações que precisam fornecer, desprezados pelos longos períodos de espera entre entrevistas e testes ou ainda ignorados completamente. Ao mesmo tempo, é comum os recrutadores muitas vezes ficarem frustrados quando os candidatos desistem durante o processo sem nenhuma explicação ou com argumentos rasos, causando prejuízo monetário e às vezes até na marca da empresa. Isto pode levar a um ciclo de feedbacks negativos repelindo potenciais candidatos futuros de se inscreverem.

Você já teve um candidato que estava indo bem, mas que parou de responder no meio do processo? Isso acontece com mais frequência do que você imagina! Continue lendo este post para descobrir por que alguns candidatos promissores desistem da vaga e como evitar alguns erros comuns.

1. Processo mal planejado pela empresa

O planejamento das etapas e a estratégia utilizada para o processo seletivo antes mesmo de abrir a vaga é uma parte importante da jornada e é essencial que as empresas façam tudo certo para evitar desgastes irreversíveis. Desse modo, a primeira das estratégias para manter candidatos engajados deve ser estruturar o processo seletivo com etapas claras e objetivas.

Segundo a Deloitte, ferramentas digitais e plataformas já são utilizadas por 56% dos RHs de empresas, mas ter uma ferramenta não é o suficiente para garantir que o processo seja estruturado e efeciente. Processos de recrutamento mal planejados podem levar a uma ampla gama de problemas, desde candidatos abandonando a vaga até feedbacks negativos que podem prejudicar a atração de bons profissionais para vagas futuras. A qualidade do processo seletivo sempre será um reflexo da importância que a empresa dá para o recrutamento!

2. Má comunicação entre o candidato e o recrutador

A comunicação ineficiente entre o candidato e o recrutador é uma das causas mais comuns de desistências durante o processo de seleção. Essa falha pode levar a confusão, frustração e, em última instância, a falta de confiança do candidato com a empresa.

Má comunicação e a falta de estratégias para manter candidatos engajados pode ser causada por não ter um recrutador dedicado responsável pelo contato ou até o próprio meio de comunicação que está sendo utilizado não ser o adequado. Para se assegurar que o candidato estará recebendo todas as informações necessárias de forma eficiente, certifique-se primeiro que a sua empresa esteja concentrando as comunicações em uma única ferramenta e se mantenha fiel a ela.

Além da comunicação feita incorretamente, a frequência em que o candidato recebe atualizações sobre o processo é um fator decisório para as desistências. Mesmo que o processo atrase é importante trazer atualizações semanais para o candidato e informar sobre o seu andamento, dessa maneira ele continua engajado e ativo.

3. Expectativas irrealistas de ambos os lados

Infelizmente, muitas vezes o processo de recrutamento pode ser mal sucedido devido a expectativas irreais de ambos os lados, ocasionando perda de tempo, dinheiro e ainda gerando má reputação.

Exemplo de descrição de vaga no linkedin. Empresa anônima

Exemplo de descrição de vaga no Linkedin

Os empregadores podem esperar muito dos candidatos enquanto esses podem não compreender o que se espera deles ou até mesmo quanto tempo o processo de seleção irá durar é um dos principais indicadores da falta de estratégias para manter candidatos engajados. A falta de alinhamento prévio entre recrutadores e candidatos também pode levar a confusão quanto às funções e responsabilidades da vaga em aberto.
Praticamente 100% dos profissionais no mercado já passaram por algum processo seletivo e entendem as dores do candidato, por isso a empresa deve atuar de forma transparente para alinhar as espectativas com o candidato:

  • Necessidades da empresa: antes de abrir uma vaga, primeiro identifique as habilidades, experiência e características necessárias para o potencial colaborador;
  • Descrição realista da vaga: insira na divulgação da vaga todas as necessidades identificadas pela empresa;
  • Tenha uma linha do tempo definida: saiba previamente qual a expectativa de prazo para contratação, deixe esse prazo alinhado com o candidato e o avise em caso de qualquer mudança.

4. Descrição confusa da vaga

Possivelmente você já viu alguma descrição de vaga pedindo ao candidato experiência de 10 anos para uma ferramenta que foi lançada 5 anos atrás. A descrição da vaga normalmente é a primeira interação entre o candidato e a empresa, por isso a falta de exatidão nos atributos descritos ou uma linguagem mal colocada podem ser motivos para que um candidato já comece o processo seletivo desconfiado.

É importante que se dê a devida atenção em preparar uma descrição que tenha requisitos claros e realistas, assim como um breve texto com a cultura da companhia. Desse modo, uma descrição bem feita do trabalho garante que as expectativas do candidato em relação ao processo de contratação estejam alinhadas com os requisitos da empresa e evitam surpresas desagradáveis.

5. Muitas etapas no processo de seleção

Um estudo feito pelo Glassdoor mostra que, entre 25 países, o Brasil possui o maior tempo médio de contratação com 39,6 dias desde a divulgação da vaga. Essa demora causa frustração e incertezas nos candidatos, o que combinado com a falta de comunicação pode ser o motivo da desistência.

Tempo médio de processo seletivo em diferentes países

Tempo médio do processo de recrutamento em diferentes países

Além do longo tempo aguardando respostas, a quantidade de etapas, mesmo que rápidas, podem ser um fator decisivo para maximizar o engajamento do candidato. Alguns já sentem calafrios ao ver que terão de completar testes padrões de lógica, portugês, inglês, etc., antes de poderem ser considerados candidatos e até 60% chegam a desistir quando identificam mais de 5 etapas.

6. Feedbacks negativos de candidatos anteriores

O feedback negativo de antigos candidatos pode ter um enorme impacto no processo de recrutamento da empresa e prejudicar suas chances de encontrar novos talentos. Por isso é importante saber como tratar os candidatos que avaliaram negativamente a empresa e implementar medidas para corrigir os erros e otimizar o processo.

Exemplo de feedback negativo no Glassdoor

Feedback de empresa no Glassdoor

Portais como o Glassdoor permitem que candidatos, funcionários e ex-funcionários avaliem a empresa e o processo seletivo. Por esse motivo, dar a devida importância a cada candidato e tratá-los de maneira humanizada não é mais apenas uma questão de empatia e sim de sobrevivência para as empresas.

Conclusão

O processo de recrutamento pode ser uma experiência intimidadora para os candidatos, e é importante assegurar que a empresa faça todo o possível para criar uma experiência positiva.
As empresas devem prestar atenção às descrições de suas funções, ter expectativas realistas sobre o que estão procurando nos funcionários e garantir que haja uma comunicação clara durante todo o processo de seleção.

Ao tomar essas medidas, as empresas serão capazes de atrair mais talentos, ao mesmo tempo em que evitam danos a sua marca com feedbacks negativos de candidatos insatisfeitos.Por fim, quando bem feito, os esforços de recrutamento podem se tornar uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento e o sucesso de qualquer organização.

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