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Aqui você irá encontrar Tendências de Recrutamento que você deverá ficar de olho em 2024: Inteligência Artificial, Soft Skills, Mídias Sociais e recrutamento através de aplicativos móveis. Com estas informações em mãos, você estará à frente da curva e será capaz de adaptar sua estratégia de recrutamento de acordo.

O mercado de trabalho está em constante mudança e manter-se à frente das tendências de recrutamento e seleção é um dos principais desafios. Por isso, é importante entender a evolução desse mercado e continuar a frente da curva para recrutar os melhores profissionais!

Tendências para 2023

Com a tecnologia e o mercado de trabalho em constante evolução, uma coisa é certa: as formas tradicionais de busca de emprego ficaram no passado. A ascensão dos job boards, mecanismos de busca e plataformas de mídia social, acabou levando a uma redução geral no uso das páginas de empregos tradicionais e na distribuição do currículo em papel. Embora essa mudança no paradigma traga um frio na barriga, tanto para profissionais quanto empresas, ela abriu novas possibilidades para aqueles que estão dispostos a aprender e explorar.

Continue lendo este post e conheça os detalhes!

O crescimento do recrutamento através de mídias sociais

O poder de recrutamento das mídias sociais está se tornando mais aparente a cada dia que passa. Com o mercado de trabalho se tornando cada vez mais competitivo, as empresas estão se voltando para novas estratégias de recrutamento digital a fim de se antecipar na corrida por bons talentos. As mídias sociais, com suas enormes bases de usuários e acesso sem precedentes a potenciais candidatos, tornaram-se um centro para recrutadores contemporâneos que buscam os melhores profissionais.

Dentre as redes sociais, o Linkedin tem destaque absoluto no Brasil, atingindo mais de 56 milhões de usuários, sendo que 8 pessoas são contratadas a cada minuto no mundo através da plataforma. Por esse motivo, espera-se que, entre as tendências de recrutamento, o crescimento da utilização em plataformas de rede sociais continue crescendo em 2024. Desde posts no LinkedIn e páginas de carreira no Facebook, até campanhas no Twitter, há muitas maneiras de as empresas de qualquer tamanho alcançar as pessoas certas.

Mapa de usuários do linkedin em cada país com alto engajamento da plataforma.

Mapa de usuários do Linkedin

As mídias sociais oferecem aos empregadores um método único de identificação e avaliação de candidatos, com perfis detalhados disponíveis na ponta dos dedos. Elas simplificam o processo de recrutamento e dão aos empregadores controle sobre os custos operacionais. Quando feito corretamente, o recrutamento nas mídias pode ser uma ferramenta extremamente eficaz para encontrar talentos de alto nível de forma rápida e eficiente.

Utilização de Inteligência Artificial no Processo Seletivo

Sabendo que anúncios de vagas alcançam progressivamente mais e mais candidatos, não é incomum que existam mais de 1.000 currículos para serem avaliados e onde um ser humano levaria incalculáveis horas de trabalho, um robô faz em segundos. Por esse motivo, o aumento da utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) no recrutamento está mudando o jogo para quem está contratando e está entre as principais tendências de recrutamento. A IA pode rapidamente peneirar os currículos, identificar candidatos que satisfazem determinados critérios e automatizar tarefas manuais no processo de recrutamento. Acelerando em até 70% a velocidade de contratação em alguns casos.

Esse tipo de solução ainda enfrenta desafios quanto à acurácia, pois o algoritmo de Inteligência Artificial somente é tão bom quanto os dados utilizados para fazer o seu treinamento. Desse modo, vieses humanos podem aparecer durante o recrutamento mesmo sendo um robô que esteja selecionando os candidatos.
Mesmo com desafios diversos pela frente, essa é uma tendência que veio para ficar.

Processos seletivos através de aplicativo móvel

Estudos mostram que o brasileiro passa em média 5,4 horas por dia mexendo no celular e por isso, as técnicas de recrutamento tem se adaptado para acompanhar essa grande tendência da humanidade.

Média de utilização do celular por país

O recrutamento através de aplicativos móveis está rapidamente se tornando a regra para empregadores em todo o mundo. Não é surpresa que os telefones são praticamente uma parte do nosso DNA e o movimento em direção a opções de busca de emprego na palma da mão reflete isso. A experiência do candidato em enviar candidaturas por e-mail e de forma física está rapidamente se tornando obsoleta, já que ferramentas de gerenciamento de R&S mobile facilitam o engajamento de candidatos de qualquer lugar e a qualquer hora.

Análise de Soft Skills com critérios mais objetivos

Com a proliferação de novas tecnologias, muitas empresas estão procurando maneiras mais objetivas para recrutar os profissionais mais qualificados. Ao focar em métricas como habilidades, qualificações e realizações passadas, os empregadores podem criar uma atmosfera mais inclusiva, livrando-se do preconceito e subjetividade do recrutador. Isso, por sua vez, permite-lhes contratar candidatos exclusivamente com base na sua capacidade de fazer o trabalho ao invés de outros fatores com vieses inconscientes.

Em alguns casos, a análise de dados pode até mesmo fornecer insights sobre as capacidades de um indivíduo que, de outra forma, poderiam permanecer desconhecidas. Esse sistema não só tem ajudado a criar um processo muito mais justo, mas também tem se mostrado muito mais rápido e eficiente. As empresas que têm empregado o uso da tecnologia para analisar os candidatos de maneira mais objetiva têm atingido resultados surpreendentes e para 2024 a tendência é que esta seja uma técnica muito utilizada para reduzir o turnover de colaboradores.

Afinal, quais as principais tendências de recrutamento para 2024?

O início de um novo ano vem sempre acompanhado de expectativas, assim, é importante ficar de olho na transformação digital que tem ocorrido em muitos setores – incluindo R&S. Com as novas tecnologias, surgem novas oportunidades para reduzir o viés nas práticas de contratação e modernizar o mercado de trabalho. Essas são apenas algumas das tendências que certamente irão moldar 2023, por isso, fique atento às transformações e certifique-se de que sua empresa estará pronta para o que vier!

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